FAQS

QUESTÕES
FREQUENTES

O QUE É UM EPI?

A sigla EPI significa Equipamento de Proteção Individual. Os EPI são equipamentos concebidos e fabricados para proteção contra um ou mais riscos para a sua saúde ou segurança.
No caso específico de risco de queda, podemos incluir equipamentos como arneses, capacetes, bloqueadores, descensores, longes, fitas de amarração, cordas, conetores, amortecedores de energia, etc.
É função do empregador disponibilizar os EPI necessários para a execução do trabalho. Os diferentes tipos de EPI a selecionar devem levar em conta as funções ou tarefas realizadas pelos trabalhadores, os níveis de risco presentes e vários outros parâmetros previamente definidos.

QUANDO DEVE SER UTILIZADO EPI ANTIQUEDA?

EPI antiqueda deve ser utilizado em situações de trabalho em altura.
Trabalho em altura é todo o trabalho que é realizado onde ou quando exista uma diferença de nível em relação à base (pavimento ou plataforma protegida), seja ela acima ou abaixo do solo. Na Legislação Europeia não existe uma altura definida que possa ser considerada como mínimo a considerar para ser Trabalho em Altura. Diversas entidades guiam-se pela altura de 1,80 metros, definida pela Occupational Safety and Health Administration (OSHA).

ONDE POSSO ENCONTRAR A IDENTIFICAÇÃO DO MEU EQUIPAMENTO FALL SAFE®?

Todos os produtos FALL SAFE® têm uma etiqueta identificativa e, no caso da ausência dessa possibilidade, a identificação é marcada no próprio equipamento como é o caso dos conectores.
No caso dos arneses da gama Profissional, a etiqueta encontra-se dentro da bolsa de silicone localizada na fita superior, na parte de trás do arnês. Em arneses cuja aplicação/funcionalidade não permite a colocação deste protetor em silicone, a etiqueta encontra-se cravada na mesma fita, no interior do equipamento. No caso dos arneses da gama Basic, a etiqueta encontra-se dentro da fita esquerda na parte de trás do equipamento. As fitas deverão ser separadas e o utilizador poderá facilmente encontrar esta informação.

QUAL A VIDA ÚTIL DO MEU EPI FALL SAFE®?

É muito difícil estabelecer a duração da vida útil do dispositivo, uma vez que o equipamento pode ser afetado de maneira adversa por vários fatores negativos como uso intenso, impróprio ou inadequado; as condições a que está exposto (humidade, gelo, salinidade, contacto com produtos químicos, arestas cortantes); desgaste; corrosão; pressão com ou sem deformação; exposição a fontes de calor; armazenamento inadequado; idade do dispositivo; exposição a agentes químicos, além de qualquer razão adicional, não apenas limitada a todas as razões anteriores. Tomar cuidados adequados com o dispositivo (consultar sempre as instruções do produto!) terá uma influência considerável e definitivamente irá aumentar a durabilidade do dispositivo e o tempo de vida.
O seguinte pode ser considerado como uma regra para determinar a durabilidade padrão de dispositivos, ferramentas e equipamentos: dez anos para arneses de proteção contra quedas, coletes/casacos/ macacões de proteção contra quedas, acessórios (longes, pedais) linhas de ancoragem, estropos de ancoragem, cordas, malas de transporte, blocos retráteis de fita e testado para arestas cortantes; oito anos para equipamentos condicionados a ambientes extremos (arneses, longes, coletes, casacos e macacões); tempo indefinido (até reprovação na inspeção periódica obrigatória) para conectores, descensores, bloqueadores de corda, roldanas, pontos de ancoragem; dez anos (5 em armazém e 5 em uso) para luvas e capacetes. No entanto, é recomendável que substitua os seus dispositivos, ferramentas e equipamentos pelo menos a cada 10 anos, considerando que, entretanto, novas técnicas ou regulamentações podem ter-se tornado aplicáveis e o equipamento pode não ser mais compatível.
ATENÇÃO: A vida útil de um equipamento pode ser limitada em caso de quedas graves ou quando o mesmo reprova na inspeção periódica obrigatória.

COMO TRATAR ADEQUADAMENTE DO MEU EQUIPAMENTO FALL SAFE®?

Verifique antes, depois e durante o uso que o equipamento funciona corretamente. Se necessitar de lavar os componentes, utilize água limpa com uma pequena quantidade de sabão neutro para remover a sujidade persistente ou se pretender desinfetar, utilize um desinfetante que contenha sais de amónio quaternário, dissolvido em água morna (máx. 20ºC), mergulhando o equipamento nesta solução durante 1 hora. Lave com água potável e deixe secar ao ar livre protegido da luz solar. ATENÇÃO: quando o equipamento se molhar, seja quando em uso ou devido à limpeza, deverá secar naturalmente e ser mantido longe de fontes de calor.
Se precisar de lubrificar os componentes de metal, use somente spray de óleo à base de silicone. ATENÇÃO: Remova o excesso de óleo e verifique se a lubrificação não interfere na interação entre o dispositivo e outros componentes do sistema e o do utilizador.
Armazene o equipamento à temperatura ambiente, num local seco e protegido da exposição a raios UV e produtos químicos.
Inspecione o seu equipamento. De acordo com a norma EN 365: 2004, o exame periódico dos EPI deve ser efetuado pelo menos de 12 em 12 meses pelo fabricante ou por uma pessoa competente. A frequência de inspeção deve variar dependendo da intensidade de uso, a fim de garantir a durabilidade do produto e a segurança do utilizador.

Referências à limpeza, manutenção e manuseamento do equipamento podem ser encontradas nas instruções que acompanham o produto.

POSSO MARCAR O MEU NOME OU OUTRAS INFORMAÇÕES NO MEU ARNÊS COM CANETA OU MARCADOR?

Não. A tinta da caneta, por si só, poderá não afetar a fita diretamente, contudo existe um risco de que a tinta contenha substâncias que podem degradar a fita levando a que haja uma perda de resistência da mesma. Existem ainda outros fatores a considerar quando se marca a fita, nomeadamente a possibilidade das pontas de esferográficas, pincéis, ou outros utensílios de escrita poderem danificar a fita através da pressão ou introduzir nas suas fibras partículas de sujidade e/ou substâncias corrosivas que provocam abrasão. A tinta pode ainda ocultar danos na fita fazendo com que se tornem difíceis de detetar durante a inspeção.
A FALL SAFE® poderá fornecer meios para personalizar os equipamentos, mas nenhuma fita deverá sofrer alterações de qualquer género.

O QUE DEVO FAZER SE O MEU EQUIPAMENTO SOFRER UMA QUEDA?

Todo o equipamento que sofrer uma queda deve ser removido de serviço imediatamente.

O QUE É A INSPEÇÃO PERIÓDICA OBRIGATÓRIA E QUAL A PERIODICIDADE?

Em países em conformidade com o padrão CE, os EPI devem ser formalmente inspecionados por uma pessoa competente que não seja o utilizador pelo menos a cada 12 meses após a data do primeiro uso ou com maior frequência se sujeito a condições adversas, uso excessivo ou um padrão local mais restritivo.
A data da primeira utilização é a data em que a unidade é retirada da embalagem original e colocada em serviço, devendo ser comprovada por escrito usando a parte do cartão de registo das instruções do utilizador ou documentação alternativa por escrito ou sistema de registo. Quando a data do primeiro uso é desconhecida, então a próxima data provável deve ser usada, por ex. data de compra ou data de fabricação.
Embora a declaração acima se aplique a todos os produtos FALL SAFE®, existem alguns produtos que têm frequências de inspeção recomendadas mais específicas e, nesses casos, o manual do fabricante deve ser sempre levado em consideração.

QUANDO DEVO COLOCAR O MEU EQUIPAMENTO FORA DE SERVIÇO?

Um produto deverá ser colocado fora de serviço quando:
- Tiver mais de 10 anos e incorporar componentes plásticos e/ou têxteis;
- Já tiver sofrido uma queda;
- Reprovar no processo de inspeção;
- A sua fiabilidade for colocada em questão;
- O seu historial é desconhecido (p.e. equipamentos em segunda mão)
- Se torna obsoleto devido a alterações da legislação, técnicas ou incompatibilidade com outros equipamentos, etc.

QUAL A POLÍTICA DE GARANTIA DA FALL SAFE®?

Os produtos têm garantia de 12 meses contra eventuais defeitos de material ou fabricação. Para analisar defeitos de materiais e de fabricação entre em contacto com o nosso serviço de pós-venda (support@fallsafe-online.com) para obter o endereço para o qual deve devolver o produto defeituoso no seu país.

Exclusões à garantia:
- Desgaste normal ou oxidação;
- Fugas de pilhas em lanternas;
- Modificações ou alterações ao equipamento;
- Mau acondicionamento;
- Falta ou manutenção indevida;
- Estrago por acidente, negligência ou utilização indevida.

A política de garantia da FALL SAFE® também não será aplicada:
- Se o número de série se tornar ilegível ou qualquer etiqueta tiver sido removida do produto;
- Se o produto for marcado indevidamente ou com autocolantes;
- Se a inspeção anual por Pessoa Competente não tiver sido efetuada.

TENHO MAIS DÚVIDAS, COMO POSSO CONTACTAR A FALL SAFE®?

Poderá contactar-nos através do email support@fallsafe-online.com, preenchendo o formulário de contacto no website ou através do número +351 252 480 060.